Apresentação: a arquitetura, o urbanismo e a literatura

O projeto de pesquisa e extensão Cenários de São Luís na Literatura Maranhense do Século XX tem por objetivo principal evidenciar a relação da arquitetura e do urbanismo com a literatura. Desta forma, pretende-se fomentar discussões acadêmicas com base em obras literárias... Mas onde a arquitetura e o urbanismo se interceptam com a literatura? Apesar de utilizarem linguagens diferentes, tais atividades se relacionam no momento em que se possuem a cidade como tema comum.


Na literatura, a cidade, tal como na arquitetura e no urbanismo, é tida não apenas como espaço físico, mas também um espaço sociocultural e determinante para o desfecho da história. Assim, vários autores da Literatura Mundial (como Charles Dickens, Victor Hugo, Ítalo Calvino, Júlio Verne...) utilizam-se da cidade como aspecto determinante da narrativa.

Além dos autores da Literatura Mundial, muitos escritores maranhenses (tais como Ferreira Gullar, Josué Montello, José Chagas, Arlete Nogueira) abordam em sua poética ou narrativa, a cidade de São Luís e Alcântara como temas. A partir destes autores, o projeto pretende, além de fomentar discussões interdisciplinares, estimular a leitura de autores maranhenses e, desta forma, incentivar a valorização de cultura local.

por Pauliane Mesquita Santiago


REFERÊNCIAS:

CHOAY, Françoise O Urbanismo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.
MORAES, Jomar. Guia de São Luís. São Luís; Legendas, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário