Cidades Inventadas e O Poema Sujo

Cidades Inventadas

Sua primeira publicação deu-se no ano de 1997 e foi escrito assim como o poema sujo em Buenos Aires enquanto o escritor estava exilado. O livro possui 25 contos, cada um deles retratando uma cidade criada pelo autor, mas com algumas características pertencentes a cidades existentes. Podemos perceber o Interesse de Gullar pela história das cidades e sua formação, o escritor não esconde sua fascinação pelo cotidiano urbano.

Poema Sujo

Ferreira Gullar criou o poema sujo enquanto se encontrava em exílio em Buenos Aires. Foi publicado em 1976, Ferreira ainda se encontrava no exílio. Colocado como a obra mais ousada do escritor que queria expressar todo o seu passado em época de repressão e se expor através da escrita até que não houvesse mais nada a ser escondido, pra finalmente se libertar. O poema tem esse título devido às palavras de baixo calão que são utilizadas durante toda a extensão do poema.

Longe de casa Gullar retorna através de memórias de infância e de outras fases de sua vida à sua cidade natal: São Luís do Maranhão, utilizando doses de imaginação e fatos realistas. Tendo como ferramenta o desejo de falar sobre o passado, Ferreira mostra uma São Luis de diversas faces, com seus defeitos e qualidades. O Poema retrata de modo poético os cenários de São Luís, não somente a parte estrutural, mas também a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário