Nomeado José Francisco dos Chagas, advindo de uma família de lavradores, José Chagas nasceu em 29 de outubro de 1924 no sítio Aroeiras no município de Piancó, Paraíba, local onde viveu seus anos de infância e adolescência no cultivo da terra. Somente em 1945 sua família mudou-se para São Luís onde pode completar seus estudos. Apesar de não ter nascido no maranhão, considera-se um maranhense de coração e faz ode a cidade, sem máscaras e hipocrisia.
Trabalhou como funcionário público no IBGE, como o cargo na Administração Pública, tendo também exercido a função de vereador na Câmara Municipal durante a década de 1970 e aposentou-se como técnico em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA.
Atualmente exerce seu dom literário não apenas como colaborador do jornal O Estado do Maranhão, mas também ocupando a cadeira numero 28 na Academia Maranhense de Letras. Maranhense de coração, José Chagas possui uma vasta obra que prioriza o cenário das cidades de São Luís e Alcântara como tema, pincelando sem seus versos elementos arquitetônicos com o uso de belíssimos jogos de figuras de linguagem com um verdadeira contextualização urbana nos seus poemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário